terça-feira, 25 de novembro de 2014

Roraima: Indicadores sociais

Mortalidade Infantil, o que é?

É o número de óbitos de crianças menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na residência em determinado espaço geográfico no ano considerado.

Mortalidade infantil em Roraima

Roraima apresenta o menor índice de mortalidade materna e infantil sendo que para cada 1.000 nascidos no país morrem 18,6. Vale ressalta  um problema frequente na maternidade do estado de Roraima que é a falta de leitos se tornando assim um caos  as mães que acabara de dar a luz,  a falta de medicamentos e materiais  também se torna um  problema frequente.
isso se deve a quê afinal? Será a falta de um olhar político com a sociedade Roraimense ou falta de ação da própria população?

Saúde em Roraima

A saúde em Roraima tem uma estrutura problemática e cada vez mais se agrava à medida que aumenta a violência no trânsito, por consequência o número de vítimas que necessitam de atendimento ou necessitam ficarem por observações prolongadas gera uma complexidade maior de serviços.
Por ser a capital do Estado e a precariedade da saúde nos municípios ser elevada, os hospitais destes fazem a remoção de pacientes para Boa Vista quando há problemas graves de saúde o qual não têm condições de serem atendidos no local.

Saneamento Básico

Apenas 17% dos domicílios urbanos roraimense estão ligados à rede coletora de esgoto em Boa Vista este percentual atinge 20% da população. A água devidamente tratada chega a 81% do total de domicílios do estado e 98% dos domicílios urbano. Mesmo com uma decadência baixa esse resultado chega a ser um dos melhores de todo o país, isso é de importância tal que resulta positivamente os vários indicadores de saúde. As áreas rurais do estado são abastecidas num percentual de 66% por poços e nascentes.
A coleta de resíduos atinge 99% dos domicílios da capital e 79% do interior. Porém a destinação final dos resíduos da capital requer uma atenção especial quando se trata do aterro sanitário uma vez que há um aterro sanitário e o mesmo está localizado muito próximo a um curso d’água. Vale mencionar que os resíduos em várias cidades do estado são lançados infelizmente ainda em aterros inadequados ou a céu aberto e, Boa Vista, a capital não fica de fora.

Políticas Públicas

Cada estado possui o dever de garantir direitos de cidadania para os seguimentos educacional, econômico, social, étnico e cultural da sua população. As ações e programas que asseguram que as atividades nesses setores sejam desenvolvidas são chamadas de Políticas Públicas, as quais são asseguradas constitucionalmente e também podem receber participação de entes privados. A educação e a saúde são exemplos de políticas públicas de direito universal dos brasileiros.
O estado de Roraima possui o menor PIB do Brasil o que destaca a participação econômica reduzida da população na geração da riqueza do estado. Devido à economia industrial ainda encontrar-se em desenvolvimento no estado, a população busca trabalho na saúde, educação e demais setores do serviço público. O trabalho no setor informal e de serviços também recebe contribuição de grande parcela da população urbana. O acesso ao mercado de trabalho é um dos fundamentos para o Indicador da Qualidade de Vida de uma população juntamente com o parâmetro da População Economicamente Ativa – PEA. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a População Economicamente Ativa urbana do estado de Roraima corresponde a 52,21% (IBGE, 2011).



Por: Angélica Guedelha, Joanéa Ribas, Kézia Santos, Patrícia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário